segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fácil, rápido e lindo!

Estêncil + caixote de feira = lar para minhas plantinhas

 

Este post tem historinha, rs. Ele é dedicado à Júnia – moça simpática que, no último dia da Feira “Artes nas Gerais”, estava comprando estêncil no mesmo estande em que minha filha, a Karina (super incentivadora desse blog), também fazia comprinhas. As duas conversaram e a minha filha prometeu que eu daria dicas de pintura com molde vazado aqui no blog.  Quando fiquei sabendo, logo gostei da proposta – afinal, trocar ideias é justamente o objetivo desta “Casa” e um enorme prazer pra mim. Filhota prometeu e eu estou cumprindo, rs! Trago aqui um pouquinho da técnica de molde vazado. Vamos lá?

  • O estêncil é um molde fácil de usar: você aplica tinta nas áreas expostas e, quando retirar a película, o desenho estará estampado na superfície em que você apoiou o molde. É uma excelente técnica para quem está começando na pintura e rende trabalhos muito lindos! Você pode comprar o estêncil ou fazer você mesma – é só escolher um desenho que gosta e recortá-lo com cuidado em um material resistente – pode ser papelão, plástico de garrafa pet, ou, como eu prefiro fazer, usar aquelas capas plásticas usadas em encadernação (Sabe aquela capa azul usada nas lojas de xerox?! Ela mesma.).
  • Use a técnica do estêncil em paredes, madeira, tecido... solte a imaginação! Para facilitar o trabalho, prenda o molde com fita adesiva à superfície que deseja pintar – isso evita que o estêncil saia do lugar e borre sua peça. Para pintar paredes e madeira use tinta PVA para artesanato, que tem aspecto fosco; ou tinta acrílica, caso queira um efeito brilhante. Para finalizar com capricho, use verniz acrílico para artesanato (brilhante ou fosco) para dar acabamento. Para pintar tecidos use tinta para tecidos. Esses produtos você encontra em qualquer papelaria ou loja de produtos para artesanato ;-)
  • Para pintar use pincéis de cerdas duras, preferencialmente uma broxinha redonda. As cerdas firmes do pincel garantem precisão na pintura e evitam que a tinta escorra, escapando do molde. Não molhe o pincel na tinta e leve diretamente para a área que deseja pintar - antes você deve retirar o excesso de tinta do pincel num paninho ou num papel poroso (tipo papel de embrulhar pão). Outra coisa importante: pincel molhado deixa a tinta rala, que acaba escorrendo e manchando o trabalho. Lembre-se: Pincel sequinho e com pouca tinta! Vá pintando com “batidinhas” de pincel.
Vou providenciar um passo a passo com fotos e coloco aqui no blog em breve :-)
Espero que a Júnia goste do post, rs, assim como todas aquelas que passarem por aqui.
Outras dicas sobre estêncil serão muito bem-vindas! Deixe um comentário ou me envie um e-mail: calmon.cicia@gmail.com  Vou amar receber e dividir mais dicas sobre esse assunto!
 
Beijinhos e obrigada pela visita!
Cícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Em breve seu comentário estará publicado aqui.